Comandado por Bruno Garcia o programa NA REAL tem uma pegada similar aos dos Talks Shows, o apresentador recebe diversos convidados que por sua vez, aborda múltiplos assuntos. Real vai ao ar pelo YouTube, e no canal 12 da Tv Claro.
Ruy Muniz foi convidado a participar do programa, onde reflete sobre a importância da dimensão politica para a percepção da educação, saúde, renda, trabalho, alimentação, transporte, moradia, meio ambiente e lazer como direito fundamental da vida cidadã, além de, compartilhar um pouco da sua história e trajetória profissional.
Conheça mais sobre a trajetória dele, confira a entrevista completa no vídeo abaixo:
A BR-251, ou oficialmente Júlio Garcia, é uma rodovia transversal brasileira e vai do estado da Bahia até o Mato Grosso. O total da extensão é de aproximadamente 1.515,2 quilômetros e, ao longo deles, apresenta, em geral, problemas de conservação.
A BR passa, atualmente, por quatro estados (MG, BA, GO e MT) e ainda, o Distrito Federal. É a única rodovia transversal que corta o DF. Os trechos mais utilizados são os que ligam Montes Claros à BR-116 (Rio- Bahia) e Unaí ao DF.
Mas a 251 tem se notabilizado não pela extensão ou sua transversalidade. A BR que permite o encontro do Nordeste e do Sudeste é hoje conhecida como “rodovia da morte”, principalmente no trecho que corta o Gerais das nossas Minas.
Melhorar as condições de trafegabilidade da BR-251, principalmente no trecho que corta o Norte de Minas e vai até o trevo que dá acesso à BR-116 (Rio-Bahia), e com isto evitar que acidentes e mortes sejam a realidade dos que precisam transitar pela rodovia, motoristas e famílias de todo o país, é uma questão de humanidade e de saúde pública.
Por dia, trafegam pelo local cerca de 9 mil veículos e, não raro, se tem notícia de acidentes com vítimas fatais. São famílias que perdem seus entes queridos.
Dados do SAMU Macro Norte/ MG, por exemplo, mostram que de janeiro a junho de 2015, foram atendidas 136 ocorrências na BR, com 287 vítimas, das quais 5%, ou seja 15, vieram a óbito.
O levantamento da Policia Rodoviária Federal também comprova que os acidentes são uma constante na 251: de setembro de 2013 a fevereiro de 2014 foram registrados 293, enquanto que de setembro de 2014 a fevereiro de 2015 foram registrados 179 acidentes com 19 mortes.
Além dos acidentes, as péssimas condições da BR-251, que é o corredor de escoamento da produção que circula pelo Brasil, causa desgaste à economia do país, já que os motoristas reclamam de prejuízos como pneus estourados, eixos quebrados, o que atrasa a entrega dos produtos, lesando a economia e os motoristas profissionais.
A população está cansada desta realidade, do crescente número de acidentes com óbito para o qual a BR-251 serve de palco. A solução todos conhecem: a duplicação.
Se a duplicação não puder se tornar realidade, que se faça da privatização a solução. O que não se pode mais é vivenciar o medo, os acidentes e as perdas de vidas de braços cruzados.
Temos sido persistentes em lutar pela duplicação junto ao governo federal ou mesmo pela privatização.
Somos persistentes e vamos continuar trabalhando para levar segurança às nossas rodovias.
Duplicação da BR-251 já!