De aluno a Gestor

Natural de Montes Claros – MG, nascido em 02 de maio de 1960, Ruy Muniz Adriano Borges Muniz é professor, médico e empresário nos Ramos da educação e saúde. Casado com Tânia Raquel de Queiroz Muniz, médica, empresária e ex-deputada federal, tem quatro filhos: Thiago, David, Gabriel e Matheus e duas netas: Júlia e Giovana.

Ruy Muniz é graduado em Medicina pela UNIMONTES – Universidade Estadual de Montes Claros – MG, com Especialização “Latu Sensu” em Biologia dos Vertebrados pela PUC-MG – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e com Especialização em MBA Gestão de Negócios pela IBMEC.

Ruy Muniz iniciou sua carreira de professor em 1978, aos 18 anos de idade e, em 1981, criou seu primeiro empreendimento educacional, o Sistema INDYU de ensino.

EMPRESÁRIO DA EDUCAÇÃO

Ainda na década de 90, entende que os jovens do Norte Minas precisam ter a oportunidade de realizar o sonho de um diploma superior sem deixar suas famílias e se torna pioneiro na implantação do ensino superior privado na Região Norte do Estado de Minas Gerais, transformando a cidade de Montes Claros em Polo Universitário do Estado de Minas Gerais.

Este fato possibilitou a geração de novos empregos, ao permitir que os formados na região não precisassem deixar suas cidades para buscar empregos em outros locais.

Atualmente, está à frente, como gestor, de várias instituições de ensino, não apenas em Minas Gerais, mas em outros Estados do Brasil, garantindo a ampliação da oferta de vagas de ensino em várias cidades do país, inclusive, com a criação de instituições que contemplam desde a Educação Infantil aos cursos de Graduação e Pós-Graduação, além da FUNORTE, no Norte de Minas.
Escolas da Rede Educacional já participam do importante Programa do Governo de Minas Gerais “Trilhas de Futuro”, desde sua primeira etapa.

EMPRESÁRIO DA SAÚDE

Médico, Ruy sempre trabalhou para que as pessoas tivessem garantido  o direito à saúde. Em 2005 ele assumiu a direção da Fundação Hilton Rocha, maior hospital especializado em oftalmologia do Brasil, atualmente Hospital de Olhos Hilton Rocha, que atende pelo SUS pacientes de toda Minas Gerais.  Sempre defensor do SUS, na Clínica Escola do Campus Amazonas, ligada à Funorte,  são atendidas, por ano, mais de 50 mil pessoas. São atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos, fisioterapêuticos de excelência. Os pacientes, além de terem acesso, gratuitamente, a competentes profissionais de saúde, podem fazer diversos exames, sem qualquer custo, em parceria com o SUS.

Além disso, hoje os moradores do Norte de Minas e até mesmo do Sul da Bahia podem contar com o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, fundado por Ruy Muniz. Por acreditar no SUS e no direito das pessoas de ter acesso a um atendimento na saúde de qualidade, o Hospital Mário Ribeiro tem parceria com o SUS e hoje é uma referência em saúde pública, tendo estado na linha de frente no combate à Covid. O Hospital Mário Ribeiro realiza por ano, em parceria com o SUS, mais de 500 cirurgias de catarata.

Em 2013, Ruy Muniz inaugura em Montes Claros, o Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira, do qual é gestor. Em parceria com o SUS o Hospital Mário Ribeiro da Silveira passou a atender pacientes de toda a região norte-mineira, desafogando o sistema público de saúde da região e se transformando em referência de saúde pública. Em 2018 passa a gerir também o Hospital Santa Mônica, em Vila Vela, no Espírito Santo.

Ruy na Política

Em 1980, aos 20 anos, iniciou-se na política, como diretor do Diretório Acadêmico da Faculdade de Medicina da UNIMONTES, logo após, torna-se diretor do DCE de Montes Claros, chegando a ser vice-presidente da União Estadual dos Estudantes.

Em 2004 Ruy Muniz foi eleito vereador em Montes Claros, tendo sido o mais votado da história política do Norte de Minas, com 4.026 votos. Sua proposta política é voltada para o social, através da implantação de projetos destinados à geração de emprego e renda. Em 2006, foi eleito Deputado Estadual por Minas Gerais. Com as emendas parlamentares, salários de deputado e verbas de gabinete, Ruy Muniz financiou projetos de apoio ao esporte, educação, saúde e cultura no Norte de Minas.

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, foi líder da Bancada de Deputados do Norte de Minas, trabalhando para que a região recebesse a atenção devida por parte do Governo de Minas, no atendimento das demandas da população. Foi Presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Também, como Deputado Estadual, foi autor da lei que criou a Política Estadual de Saúde do Homem em Minas Gerais.

Em 2012, Ruy Muniz foi eleito Prefeito do Município de Montes Claros. Durante sua gestão, saneou as contas do Munícipio, valorizou os professores, ajudou a elevar o PIB (Produto Interno Bruto) de Montes Claros de 4,5 bilhões para 8,7 bilhões (IBGE), melhorou o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 3,1 para 6,9, implantou a Educação Integral, para vinte mil alunos da Rede Municipal de Montes Claros, melhorou o acesso da população à saúde ao aumentar o número de Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de 66 para 140, garantindo 100% de cobertura da cidade e da zona rural a atenção básica.

Valorizou o homem do campo, especialmente, da agricultura familiar, por meio do PAA-Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, com aquisição de mais de Oito Milhões de Reais, por ano, dos seus produtos para a merenda escolar da Rede Municipal de Montes Claros e para o Restaurante Popular.

Em 2014, durante a administração do Prefeito Ruy Muniz, de acordo com dados do IBGE, Montes Claros foi a terceira cidade de Minas Gerais que mais gerou empregos. Ajudou, também, a eleger sua esposa Raquel Muniz a Deputada Federal mais votada de Minas Gerais com quase 100 mil votos.

E em 2015, Ruy Muniz, foi considerado pelo Instituto MacroPlan, que faz pesquisas de Avaliação da Qualidade da Gestão Pública Municipal e Estadual, como o melhor Gestor de Saúde Pública do Brasil. De 2017 a 2022, Ruy Muniz, retornou a iniciativa privada, na administração de uma importante Rede de Educação, Saúde e Comunicação presente em 22 Estados da Federação.