Parceria Funorte e Hospital Municipal de Buritizeiro-MG

Parceria Funorte e Hospital Municipal de Buritizeiro-MG

No dia 16 de setembro de 2017, último sábado, Ruy Muniz esteve no município de Buritizeiro a convite de lideranças políticas da região para conhecer o Hospital Municipal Dr. Rodolfo Mallard. A instituição conta com uma boa estrutura, porém, com diversos blocos impedidos de atender a população por falta de recursos. O objetivo da visita foi analisar a viabilidade de parceria entre o hospital e o Curso Medicina da Funorte para reativar alguns serviços.

O motivo do fechamento

O Hospital Municipal Dr. Rodolfo Mallard, em Buritizeiro, foi uma das instituições atingidas pela reorganização do SUS, baseada na regionalização e a hierarquização.  Nesse novo processo os procedimentos são dispostos em dois blocos, sendo um relativo à atenção básica, e o outro, que contempla as ações de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar. Desta forma, foram definidos sistemas de informação, de pagamento, e de controle, avaliação e regulação.

Na prática, as Instituições de Saúde credenciadas pelo SUS são divididas em atenção primária e média e alta complexidade.  Foram adotados critérios para a organização dessas ações de maior complexidade, permitindo a aplicação do princípio de “regionalização” da assistência. Ou seja, as instituições credenciadas devem atender uma determinada região (e não apenas um município), na qual se verifica a viabilidade conforme a demanda pelos serviços. Isso porque em alguns municípios as estruturas de saúde ficavam ociosas, gerando um alto custo para o Estado.

Para algumas localidades, como é caso de Buritizeiro, os custos para se manter diversas especialidades, como uma maternidade, por exemplo, são muito altos e a demanda por esses atendimentos não justifica sua manutenção. Por isso, o Governo criou “hospitais regionais” para os quais são destinados mais recursos, que garantem a assistência a esses municípios, enquanto os demais hospitais atendem apenas atenção básica. No caso de Buritizeiro, o hospital regional é a Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire, em Pirapora.

No entanto, é lamentável ver uma estrutura pronta para atender a população inutilizada. Muitas vezes os hospitais regionais não atendem a todos em tempo hábil, gerando uma grande fila de espera de atendimentos a cirurgias, por exemplo.

Parceria Funorte com o Hospital Municipal em Buritizeiro

O objetivo da parceria é que sejam reativadas algumas especialidades com o auxílio da Faculdade e o que os estudantes de medicina possam fazer o seu internato no hospital, assim como é feito no hospital de Pirapora, atualmente. A Faculdade irá investir no hospital para reativação dos blocos, e cirurgias eletivas poderão ser realizadas em datas específicas com profissionais qualificados do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro.

A vereadora Piedade se emociona relatando experiência no Hospital
« 2 de 5 »

 

É uma parceria público-privada que tem dado certo em diversas cidades, vai ajudar a população de Buritizeiro a ter acesso a saúde mais próximo de casa e também a Funorte a formar seus alunos. Todos saem ganhando.

Créditos das imagens: Samuel Sandro

One comment

  • Antônio Carlos

    By Antônio Carlos

    Comentário

    Boa tarde, Confesso que não acreditava mais na reabertura do nosso hospital, mais tudo é possível para aqueles (as) que trabalha para o bem comum, vou continuar acreditando naqueles (as) que são os nossos representantes, e com isso não vou desistir de Buritizeiro. Um abraço. Att, Antônio Carlos (Carlão).

Deixe seu comentário

Seu e-mail não pode ser publicado. Preencha os campos marcados com *
;)