Nota a Comunidade e Colaboradores

Nota a Comunidade e Colaboradores

A Diretoria da FUNAM, Mantenedora do Hospital São Lucas de Patos de Minas, e da ÂMBAR SAÚDE, Mantenedora da Clínica de Hemodiálise de Unaí, através da sua Presidente, a médica, Dra. Luciana Ribeiro Santana, recebeu a decisão do juiz da Segunda Vara Civil da Comarca de Patos de Minas com serenidade, alegria e sentimento de que a justiça foi feita. Com esta decisão foi reconhecida a importância do Hospital São Lucas e da Clínica de Hemodiálise, como prestadores de serviços ao SUS – Sistema Único de Saúde, que determinou a continuidade dos trabalhos da equipe médica e dos Gestores da Fundação para a reestruturação do Hospital e da Clínica, de forma a garantir a plena assistência médico-hospitalar para a população de Patos de Minas, Unaí e região.

Agradece também a compreensão e apoio do Ministério Público, dos médicos do Hospital e da Clínica, dos coordenadores das residências médicas e das municipalidades de Patos de Minas e Unaí nas pessoas dosseus Prefeitos Municipais, das Secretárias Municipais de Saúde e da Equipe da Diretoria Regional de Saúde.

Aos colaboradores agradece de forma especial pela credibilidade e confiança em nosso trabalho, mantendo-se de forma incansável em seus postos nestes momentos de incertezas.

A FUNAM ratifica o propósito de transformar o São Lucas em Hospital de Ensino, referência para a região na assistência médica hospitalar de média e alta complexidade.

Já é modelo para região a maternidade do Hospital São Lucas com instalações reformadas e modernizadas, com equipamentos novos, que garantem o parto humanizado e seguro para as mães de Patos e região.

A UTI Neonatal com seus 20 leitos, garante a saúde das crianças nascidas prematuramente. Através do convênio com a SMS/Rede Cegonha, foram adquiridos novos equipamentos.

A hemodiálise de Patos de Minas, recentemente recebeu novas máquinas e aparelhos de ar condicionado, proporcionando conforto e segurança para os pacientes renais crônicos.

O Hospital São Lucas inaugurou um novo laboratório de análises clínicas, com equipamentos de última geração, que garantem diagnósticos precisos.

Foi implantada uma farmácia nova, informatizada que cumpre todas as exigências da vigilância sanitária.

O centro cirúrgico do Hospital foi dotado de novos equipamentos médicos como: duas mesas cirúrgicas, focos, carrinho de anestesia, dentre outros. Foi garantido escala médica regular de cirurgiões e anestesistas, permitindo a realização de um significativo número de cirurgias eletivas e de urgência pelo SUS.

Está em fase final de implantação a Clínica de Quimioterapia própria do Hospital São Lucas, complementando o serviço do Centro Oncológico AZ do Noroeste, que proporcionará maior conforto aos pacientes que necessitam de tratamento oncológico em Patos e região.

Também estão em fase final, as obras para a implantação do serviço de Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca, que colocará o Hospital São Lucas como referência no tratamento das doenças do Coração.

Foi implantado desde do início de 2018 o Programa de Residência Médica, que atualmente conta com 06 residentes, sendo 02 (dois) no Programa de Cirurgia Geral, 02 (dois) no Programa de clínica médica e 02 (dois) no Programa de ginecologia e obstetrícia.

O Hospital São Lucas recebe desde o início de 2018, estudantes de medicina de quinto e sexto ano das Faculdades FUNORTE – Montes Claros (MG) e ATENAS – Paracatú (MG), para desenvolverem seus estágios profissionais supervisionados (internato).

O Hospital São Lucas, é atualmente o único hospital privado de Patos de Minas que atende pelo SUS, mantendo 50 leitos de UTI, serviços de hemodiálise, tratamento oncológico, maternidade, centro cirúrgico, laboratório de análises clínicas e outros serviços.

É certo que, a alteração abrupta da administração do Hospital São Lucas e da Clínica de Hemodiálise de Unaí, interferiria no atendimento prestado junto ao SUS, correndo-se o risco de uma interrupção dos serviços prestados pelo Hospital e pela Clínica, o que acarretaria prejuízos ao atendimento da população, não só nos Municípios de Patos de Minas e Unaí, mas em toda a Macrorregião do Noroeste de Minas, que abrange uma população estimada de 700.000 pessoas.

Aproveita para informar aos Gestores Municipais de Saúde da região, que realizará nos meses de fevereiro e março, um MULTIRÃO DE MIL CIRURGIAS ELETIVAS, portanto, solicita que encaminhem as demandas de cirurgias eletivas de seus municípios para a Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas.

Esclarece que o atendimento dos pacientes no Hospital São Lucas de Patos de Minas e da Clínica de Hemodiálise de Unaí está regular e que todas as agendas serão cumpridas. A assistência médico-hospitalar de qualidade e com segurança, será garantida a todas as pessoas que necessitarem.

Informa também que o Dr. Yure Prudêncio Ruas Xavier, permanece nas funções de Diretor Técnico do Hospital São Lucas de Patos de Minas e que os pagamentos dos colaboradores relativo ao mês de janeiro de 2019 e o vale alimentação serão regularizados imediatamente.

 

Confira também entrevista concedida por Ruy Muniz ao Clube Notícia

Deixe seu comentário

Seu e-mail não pode ser publicado. Preencha os campos marcados com *
;)