CTI Adulto e Neo Natal no HCMR já estão em funcionamento

CTI Adulto e Neo Natal no HCMR já estão em funcionamento

Nesta segunda-feira, 27 de maio, aconteceu no Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro (HCMR), a inauguração oficial do Centro de Terapia Intensiva (CTI), que disponibilizará 10 leitos neonatal e 10 leitos adultos. O evento contou com a presença dos fundadores do Hospital, Ruy Muniz e Raquel Muniz, os diretores Jonathan Rodrigues e Luciana Santana, além de autoridades da área da saúde, coordenadores de vários setores e de cursos da Funorte, além de toda a equipe de médicos e enfermeiros do novo CTI e do HCMR.

A médica e fundadora do HCMR, Raquel Muniz, relata que esta é a realização de um sonho. “O CTI do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro, tanto adulto como também infantil, vem atender uma demanda enorme não só no Norte de Minas, mas, até o Sul da Bahia, visto que atendemos vários pacientes que precisam dessa vaga para viver e muitas das vezes não tem”, afirma Raquel.

Ainda de acordo com a ex-deputada federal, o CTI foi fruto de muito trabalho e determinação. A expectativa é que o HCMR expanda sempre para atender a população da cidade. Raquel afirma que: “trabalhamos para garantir vida, saúde, para esses pacientes. Um dos fatores mais importantes que teve um marco em minha vida foi o nascimento da minha neta há 5 anos atrás, ela nasceu prematura precisava de uma vaga na UTI e não tinha em Montes Claros. Sendo assim, o parto precisou ser feito em Belo Horizonte. Dessa forma, surgiu a vontade de poder ajudar outras famílias que passam pela situação, fazendo um compromisso comigo para trabalharmos muito para construir a CTI no hospital”, afirma.

Cardiologista e egresso da Faculdades Funorte, Dr. Dayson Salvino, é o coordenador do CTI. Ele explica a funcionalidade do mesmo: “o CTI adulto iniciará o seu funcionamento com 10 leitos disponíveis, sendo elas 8 leitos SUS e 2 para pacientes particulares ou convênio”. Para o cardiologista, a inauguração é de extrema importância para a população do Norte de Minas, pois muitos pacientes chegam criticamente enfermos e necessitam de suporte intensivo.

“Infelizmente muitos pacientes ficam sem o acesso a este recurso, e dependendo do grau de gravidade deste paciente, o CTI acaba sendo a única alternativa. É a esperança de sobrevivência que este paciente possa ter. A abertura do CTI do HC na prática significa salvar vidas, principalmente ao paciente do SUS que mais necessita em esperança de recuperação à saúde. Ele está sendo inaugurado hoje e já estará disponível para receber esses pacientes”, afirma Dayson.

O coordenador do CTI fala sobre a satisfação em relação a inauguração. “Como médico profissional fico muito satisfeito com esta abertura, exatamente pela oportunidade de dar para essas pessoas que necessitam, cuidados para os pacientes e, também, para a família. A máxima que temos na medicina é a possibilidade de aliviar o sofrimento humano. Quando conseguimos devolver este paciente para a família é muito gratificante”, diz.

Jonathan Rodrigues, diretor administrativo financeiro do Hospital das Clínicas, destaca que: “esse momento é mais um avanço da saúde do Norte de Minas. Há algum tempo estamos planejando, trabalhando e lutando constantemente para que ele pudesse ser inaugurado, foram várias etapas, liberação de recursos, liberação da vigilância, para de fato começar o funcionamento”, explica o diretor que conclui: “O Norte de Minas ganha inicialmente do HC, 10 leitos adultos e mais 10 da UTI neonatal, isso é só o começo, ajudando as demais áreas da saúde, expandindo esse atendimento. Temos uma demanda reprimida muito grande, já sabemos que é uma ajuda muito grande, um diferencial”.

Matéria publicada originalmente no site da Funorte

Confira também a cobertura do evento publicada no canal Moc TIVI e novidades sobre o hospital

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não pode ser publicado. Preencha os campos marcados com *
;)